terça-feira, 3 de dezembro de 2013

A Minha Laikinha

Fomos buscar a Laika a 6 de Agosto de 1997, foi um dia muito importante! O Marcelo - o meu irmão - fazia 6 anos e a prenda dele ia ser uma cachorinha. Eu (8 anos), o meu irmão e as minhas primas ((5 e 3) que estavam a passar as férias lá em casa) vestimo-nos a rigor, eu e as minhas primas com os nossos melhores vestidinhos e o Marcelo de camisa e calção. A minha mãe levo-nos todos a almoçar fora e depois fomos buscar a nossa cachorrinha. Quando chegamos à casa da senhora que nos ia dar a Laika (Rita na altura - mudámos o nome depois) lá estava ela...uma bolinha muito pequenina de pêlo castanho escuro a dormir em cima de uma almofada. Ficámos todos tão contentes por puder trazê-la para casa! :) Como era prenda do Marcelo foi ele que escolheu o nome e como Laika era o nome da primeira cadela a ir ao espaço, Laika ficou!
A partir daí a Laika tornou-se o quinto membro da nossa família...ia connosco para quase todo o lado! Quando íamos no verão para a quinta dos nossos avós ela ia connosco; lá tinha imenso espaço para correr, brincar e cavar buracos na terra, também ia de férias para a nossa casa do Algarve e adorava esfregar-se na relva e embora não gostasse muito de água ela também ia para a praia e ficava à sombra na areia ou a correr atrás das gaivotas.
Mas o que ela gostava mesmo era de campo, montanhas e serras...uma vez fomos com ela à Serra da Estrela e oh se ela estava feliz a saltar de pedra em pedra e a correr atrás de ovelhas!

Ela era da raça Serra de Aire; estes cães são muito meiguinhos e afectuosos, são conhecidos por serem cães pastores e por isso tendem a pastorear as suas famílias. A nossa Laika não saía de pé de nós nem por nada! Onde nós estávamos estava lá ela a fazer companhia, se íamos para outra divisão da casa ela seguia-nos. Quando abríamos o portão e a chamávamos para ir dar um passeio lá vinha ela super contente a correr, quando abríamos a porta do carro ela era a primeira a saltar lá para dentro..enfim tudo o que a fazia feliz era estar connosco e ir passear, ah e claro, fiambre! :)
Quando eu e o meu irmão fomos para a faculdade ela ia aos nossos quartos espreitar se nós lá estávamos, e quando chegávamos no fim-de-semana ela corria para nós e recebia-nos com uma festa enorme!

A Laikinha fez parte da nossa família durante 16 anos, passou por muita coisa connosco e nós passamos muita coisa com ela. Nestes últimos meses ela começou a dar sinais de estar a ficar muito velhinha...já não corria tanto, passava mais tempo a dormir, havia dias que se recusava a comer...por isso começámos a preparar-nos para o dia em que ela se fosse embora. E embora nos tenhamos preparado para tal, doeu imenso quando isso aconteceu... A Laikinha morreu na sexta-feira passada, dia 30 de Novembro, eu ia para casa de fim-de-semana e nem cheguei a tempo de me despedir... No sábado fomos até à Figueira-da-Foz e enterramos a nossa Laika na quinta dos meus avós.
Custou muito deixa-la e foi muito triste voltar para casa e saber que ela nunca mais vai lá estar para nos receber como fazia sempre. Agora que já não está connosco a Laikinha deixou o nosso coração muito apertadinho e a nossa casa mais vazia… Vou ter muitas saudades dela...só posso desejar que, onde quer que esteja, ela esteja bem e que tenha tido uma vida feliz*

Sem comentários:

Enviar um comentário