quarta-feira, 20 de novembro de 2013

Rosácea

Entre o final de 2012 e o início de 2013 começaram-me a aparecer umas manchas na pele que evoluíram para borbulhas, uma coisa horrível!
Fui vista por 8 dermatologistas e fiz inúmeras análises, tomei imensa medicação e não tive melhoras nenhumas. Já a desesperar marquei consulta para o Dr. Luiz Leite na Clínica Laser de Belém. O Dr. Luiz Leite fez uma biopsia e na primeira consulta disse que pensava ser uma rosácea. Quando voltei lá para saber os resultados da biopsia ele disse-me; "Parabéns tem uma rosácea!". E eu fiquei -.-, eu não queria ter rosácea nenhuma! E ele lá me explicou que conforme os sintomas que tinha tanto podia ter rosácea ou lúpus, e que rosácea era a melhor dos dois.

Rosácea é uma doença da pele que se manifesta na face, não é contagiosa e pode aparecer a qualquer pessoa. Há quem diga que é genética, mas que eu saiba ninguém da minha família a teve. É como o herpes, uma vez tendo, tem-se para sempre. Tem alturas em que está adormecida e outras em que se pode manifestar... E quando é que se manifesta? Quando uma pessoa sofre de ansiedade ou stress, está exposta a grandes variações de temperatura (principalmente frio), com a ingestão de alimentos vaso-dilatadores como álcool, cafeína e comida muito temperada.

Por causa da rosácea fui medicada com cortisona, e durante umas semanas tive de tomar 1 comprimido diário. Fiquei muito assustada por tomar cortisona, todos sabemos que pode provocar ganho de peso, face arredondada e excesso de pelos corporais (entre outras coisas até bem mais graves, mas eu só pensava nestas! Não queria ficar uma obesa com cara de bolacha e peluda :S). Então depois de muito pesquisar descobri que se deve evitar o sal, aliás no folheto informativo do medicamento dizia para usar menos sal na comida. Eu, como não quis arriscar nem um pouquinho, decidi que não ia comer mais alimentos com sal. Como a rosácea aparece quando ingerimos alimentos vaso-dilatadores também cortei com todos esses alimentos. No dia 7 de Janeiro jantei sushi no Sushi Fashion em Carcavelos e Julho voltei a comer uma pizza em casa com o Bruno, o meu namorado. Tive 6 looongos meses de dieta forçada, juntamente com a medicação e os cremes. Ficam aqui os produtos receitados pelo dermatologista;

D'AVEIA - PTA
(gel de limpeza para usar de manhã e à noite)

Noviderm - Sérenactiv AR Riche
(creme para aplicar de manhã após a lavagem)
Bioderma - Sensibio AR
(creme para aplicar à noite após a lavagem)

Não tenho razões de queixa e considero que são todos muito bons. Um pouquinho caros, cerca de €20 cada um, mas embora os use todos os dias todos duraram cerca de 6 meses.

Inicialmente fiquei muito preocupada e pensei que ia ter sempre borbulhas e vermelhidão a aparecer na cara...não queria voltar a ficar igual ao que estive dantes. Não é por vaidade mas a verdade é que a nossa face é a parte do corpo que está mais exposta, toda a gente a vê e por isso ninguém quer andar com manchas e borbulhas.
Agora com o passar do tempo, com alimentação adequada e com os cremes receitados nunca mais tive nada, só às vezes quando me irrito fico super vermelha, mas é momentâneo...conforme aparece desaparece.

Enfim...coisas da vida, temos de aprender a viver com elas. Há coisas piores! :)*

Sem comentários:

Enviar um comentário